As ATMs estão entre as mais complexas articulações do corpo.

Mais de 15% dos adultos sofrem de dor facial crônica. Alguns sintomas comuns incluem dor no ouvido, sensibilidade na mandíbula ou maxila, estalos ao abrir a boca, ou mesmo dores de cabeça e dores no pescoço.

O que é distúrbio de ATM?

Uma causa comum destas dores são os problemas relacionados à ATM (articulação têmporomandibular), articulação dupla bilateral que, em conjunto com diversos músculos da mandíbula/maxila possibilitam a abertura e o fechamento da boca. Essas estruturas trabalham juntas quando mastigamos, falamos e engolimos.

As ATMs estão entre as mais complexas articulações do corpo. Localizadas uma em cada lado da cabeça, essas articulações trabalham em grupo e podem fazer muitos movimentos diferentes, incluindo uma combinação da ação de rotação e translação (deslizamento), usados na mastigação e fala.

Cada ATM possui um disco entre o côndilo da mandíbula e a fossa articular. O disco amortece a carga enquanto possibilita à mandíbula abrir amplamente e realizar movimentos. Qualquer problema que impeça esse complexo sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos de trabalhar em conjunto de maneira adequada pode resultar em um distúrbio doloroso da ATM.

O cirurgião-dentista pode ajudar a identificar a fonte da dor com um exame clínico minucioso e raios-x apropriados. Alguns problemas de ATM resultam de artrite, deslocamento e lesões. Essas condições podem causar dor e disfunção. Os músculos que movimentam as articulações também estão sujeitos a lesões e doenças. Lesões na mandíbula/maxila, cabeça ou pescoço, e doenças como artrite podem resultar em alguns problemas de ATM.

Outros fatores importantes são os que se relacionam à maneira como os dentes se encaixam (oclusão dentária) podendo causar vários tipos de distúrbios da ATM. Acredita-se que o estresse seja também um fator. Os distúrbios de ATM afetam principalmente mulheres em idade reprodutiva.

Existem várias formas de tratamento dos distúrbios da ATM. Seu cirurgião-dentista recomendará o tipo de tratamento necessário para seu problema especificamente ou recomendará o encaminhamento para um especialista em DTM – disfunção temporomandibular.

O tratamento envolve uma série de passos que podem incluir exercícios de redução do estresse, relaxantes musculares ou uso de um protetor bucal para evitar o ranger dos dentes. Esses passos foram bem-sucedidos para muitas pessoas e seu dentista pode recomendar aquele que seja melhor para você.

Disfunção Temporomandibular (DTM)

Definição

A articulação temporomandibular (ATM) é a estrutura que conecta a mandíbula aos ossos temporais do crânio. A desordem da articulação temporomandibular, mais conhecida como DTM, ocorre quando existem problemas com os músculos e com a mandíbula no rosto.

Sinais e sintomas

Existem diversos sinais e sintomas de DTM. Geralmente é difícil saber com certeza se você possui DTM, devido a um ou todos esses sintomas também estarem presentes em outros problemas. Seu dentista pode ajudar a realizar um diagnóstico adequado. Alguns dos sintomas mais comuns de DTM incluem:

  • Dor no rosto, mandíbula ou área das orelhas
  • Dores de cabeça (muitas vezes como enxaquecas), dores de ouvido e dor e pressão atrás dos olhos
  • Som de clique ou deslocamento ao abrir ou fechar a boca
  • A mandíbula “fica presa”, travada ou deslocada
  • Sensibilidade nos músculos da mandíbula
  • Inchaço no rosto

Formas de aliviar os SINTOMAS DE ATM

Enquanto não existe uma cura única para ATM, existem diferentes tratamentos que podem reduzir dramaticamente os sintomas. Seu dentista poderá recomendar um ou mais dos tratamentos a seguir:

  • Medicamento – Tentando eliminar espasmos musculares e a dor por meio da aplicação do calor úmido ou tomando medicação, como relaxantes musculares, aspirina, outros analgésicos sem prescrição ou medicamentos anti-inflamatórios.
  • Utilizar um protetor bucal noturno – Reduz os efeitos nocivos de travamento ou rangido dos dentes por meio da utilização de um protetor bucal ou tala.
  • Relaxar – Aprender técnicas de relaxamento para auxiliar no controle da tensão muscular na mandíbula. Seu dentista pode sugerir que você procure treinamento ou aconselhamento para eliminar o estresse.

Fonte: Golgate 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.